quarta-feira, 27 de junho de 2012

Minha Primeira Douração

Bom dia gente...
Estou tão feliz porque ontem eu fiz, pela primeira vez, o processo de douração em uma peça de madeira.
A douração é uma técnica de aplicação de folhas de metal (douradas, prateadas, etc) em objetos diversos. É como pintar, só que fica mais bonito (minha opinião).
Tudo que eu olho agora eu penso: "...Será que ficaria bom dourado?..." hahahahha.
Gente, não reparem no acabamento, foi a minha primeira vez... vou treinar muito para ficar perfeito.

Comecei aplicando o verniz mordente sobre toda a superfície a ser aplicada a folha dourada.(A foto ficou ruim, Sorry!)
 Esperar de 10 a 15 min até ficar no ponto (ficar grudento ao toque)
Aplicar delicadamente a folha dourada com a ajuda de um pincel de cerdas macias. Eu usei uma luva bem macia para tocar na folha. A mão precisa estar bem seca para não ficar grudando e não rasgar a folha.
Depois disso, alisar muito com o pincel e depois com a luva, sempre delicadamente.
Nas partes que a folha rompeu eu passei novamente e verniz e reapliquei a folha.
  Aplicar a folha dourada em superfícies curvas é bem chatinho... recomendo começar com superfícies planas... hahahaha.
Estou aprendendo a técnica para aplicar em móveis. 
Gostaram?
Beijos.

Michele Borck Martins



2 comentários:

  1. Achei lindo. Está muito bom. Eu trabalho com folha de ouro também, tanto em peças lisas como em peças trabalhadas, como por exemplo madeira trabalhada: aquelas peças onde se colocam os santos, em casa ou nas igrejas e faço o seu envelhecimento, para parecer com cem anos. Em mobilia tb já fiz. Você pode escurecer a peça se achar muito brilhante, utilizando betume judaico e cera branca. Fica um ouro diferente, mais discreto.
    Dou-lhe os meus parabéns, pois começou com coragem, e isso é o primeiro passo para o sucesso. Um beijinho para si, cá deste lado do Atlãntico. Nini Carreira (do facebook)

    ResponderExcluir
  2. Michele, um móvel com este acabamento fica maravilhoso. estou ensaiando para fazer em umas molduras antigas que tenho aqui.
    Gostei das dicas.
    Abraços

    ResponderExcluir

E aí? Me conta o que você achou...